Carta aos Párocos, Administradores Paroquiais e Assessores Diocesanos de Pastorais, Serviços, Movimentos e Associações, sobre a participação das lideranças leigas nas próximas eleições municipais

07 Jul 2012

Neste momento em que as convenções municipais definiram os candidatos que pleitearão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores em nossos municípios, momento importante para o fortalecimento da democracia, do amadurecimento de uma consciência política que favoreça o desenvolvimento e o respeito aos direitos mais fundamentais da pessoa humana, dirijo-me a todos os Párocos, Administradores Paroquiais e Assessores Diocesanos de Pastorais, Serviços, Movimentos e Associações em nossa Diocese.

Considerando que as “eleições municipais tem uma característica própria em relação as demais, por colocar em disputa os projetos que discutem sobre problemas próximos do povo, educação, saúde, segurança, trabalho, transporte, moradia, ecologia, lazer” (Nota da CNBB sobre as eleições de 2012).

Considerando que a Igreja, embora não tendo partido político, não pode e não deve ficar à margem do processo eleitoral, devendo portanto incentivar, orientar e favorecer a participação sempre maior e mais direta dos fiéis leigos, “como fermento que leveda a massa” (Gs 5,9).

Peço aos Srs. Párocos, Administradores Paroquiais e Assessores Diocesanos de Pastorais, Serviços, Movimentos e Associações que incentivem, orientem e favoreçam a participação de todos os leigos quanto ao processo eleitoral em curso e concedam  licença do ofício ministerial exercido por aqueles que se candidataram  ou estarão envolvidos diretamente no processo eleitoral (cabos eleitorais, coordenadores de campanhas etc.), durante o período de 7 de julho até o dia 07 de outubro de 2012.

Que Nossa Senhora de Lourdes abençoe os candidatos e eleitores, e os auxilie a dar  testemunho da vida cristã e de comprometimento com os valores do Evangelho.

Dom Celso Antonio Marchiori

Bispo de Apucarana - Pr