Palavra do Bispo

Cuidar do Meio Ambiente - Dever do Cristão

15 Set 2023

“Que a justiça e a paz fluam” (Amós, 5-24)
Partindo do chamado à Conversão Ecológica, tornou-se realidade a criação, na Diocese de Apucarana, da Pastoral do Meio Ambiente que, de atividades tímidas e esporádicas, passou a uma programação articulada e orientada pela Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, publicada em 2015. O que já era uma preocupação da Igreja e de muitos agentes diocesanos, foi impulsionado a partir da clara preocupação e instrução da Encíclica papal a respeito dos danos sofridos pelo planeta, diante da falta de cuidado com nossa Casa Comum. É mais que perceptível, mais que urgente que se multipliquem ações em prol do resgate ambiental do nosso planeta; a criação está gemendo de dores por tanta destruição e descaso humano; é uma realidade assustadora o que está acontecendo com o mundo e, consequentemente, com a humanidade. Diante disso, um estudo minucioso do documento veio corroborar com o desejo de se colocar realmente em prática a parte que cabe a cada cristão como responsabilidade individual e coletiva acerca do cuidado com o mundo onde vivemos. Não importa quem deixou de cuidar, ou quem foi responsável por deixá-lo nesse estado de devastação, o que importa agora são as ações necessárias para amenizar os efeitos negativos existentes e as novas atitudes e programas gerais para reconstruir o que foi devastado, para que as novas gerações deem continuidade a esses programas. É necessário pensar grande, porém, por vezes é preciso começar com pequenos gestos e pequenas mudanças de atitudes, cada um fazendo a sua parte e ensinando outros a fazerem o mesmo, até que muitos estejam fazendo grandes coisas. O mês de setembro é dedicado à celebração do Tempo da Criação. Este ano, somos chamados a deixar “Que a Justiça e a Paz Fluam” (Amós, 5,24), como um rio, onde todos possam beber da mesma fonte, que é Deus, a Água Viva, e de tudo o que Ele preparou para nós, para que todos usufruam igualmente. Esse mesmo e Único Deus que criou nossa Casa Comum e a deu para nós cuidarmos com amor; somos herdeiros da criação e responsáveis pelo que com ela fazemos! Com importantes eventos, a Pastoral do Meio Ambiente estará, mais uma vez, coletando óleo de cozinha usado e objetos eletrônicos descartáveis, no próximo dia 16 de setembro, nas Paróquias em que atua, sempre efetuando suas ações de modo a conscientizar a população da necessária mudança de atitudes em relação aos hábitos diários no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente. Com palestras, caminhadas por trilhas ecológicas, pontos de coleta de materiais descartáveis, encontros diocesanos de formação, divulgações em mídias sociais e rádios, a Pastoral vai abrindo caminhos, mentes e corações para transformar o planeta em um lugar mais agradável para se viver. Onde cada um faz sua parte, todos vivem melhor!

+Dom Carlos José
Bispo da Diocese de Apucarana - Paraná