Carta de Dom Celso para os catequistas da Diocese

16 Fev 2011

Olá querido (a) Catequista.

Estamos iniciando mais uma etapa na caminhada da Catequese em nossa Diocese.

Cientes de que o processo de Iniciação Cristã deve ser colocado em prática em nossa Igreja Particular, como foi afirmado em nossa Assembléia Diocesana, não podemos ficar à margem, nem cada um fazer de forma independente a sua pastoral paroquial, pois assim desentoamos em nosso canto. Cultivando a unidade e o espírito de diocesaneidade vejamos acontecer, em toda a nossa Diocese, este rico e bonito processo de Iniciação Cristã que leva as pessoas a aderirem a Cristo e com Ele se comprometerem.

A renovação de nossa Igreja começa pela mudança de mentalidade de todos os envolvidos com a evangelização. E nós, catequistas, queremos ser os discípulos e discípulas da primeira hora.

A catequese em nossa diocese se inicia com a Quaresma e neste tempo litúrgico a Igreja nos convida a refletirmos um tema específico que nos ajuda a viver o espírito da Fraternidade em nível nacional.

O tema da Campanha, neste ano de 2011, nos convida a viver neste mundo protegendo a vida que está diretamente ligada à natureza: Fraternidade e Vida no Planeta, cujo lema é retirado da carta de São Paulo aos Romanos “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).

Com alegria, vamos todos nos envolver, desde às crianças, adolescentes, jovens e adultos. Estejamos atentos ao amável convite que a Igreja nos faz neste tempo e nos empenhemos em colaborar. Façamos um grande mutirão pela vida em nosso planeta. Iniciemos com pequenas ações, desde o cuidado com o lixo que produzimos em nossa casa.

Através de nossa catequese vamos dar a nossa parcela de colaboração e assim daremos a nossa resposta a Jesus que veio e continua a nos pedir para que defendamos a vida como o dom maior.

Que Deus, o Criador do Universo, com seu grande amor por nós, nos abençoe e nos incentive, com o seu Espírito, a sempre mais nos aperfeiçoarmos no conhecimento e no seguimento de seu Filho e Nosso Senhor Jesus Cristo.

Um bom e eficaz ano de Catequese para todos.

+Celson Antônio Marchiori
      Bispo de Apucarana