Carta do Bispo sobre o Serviço de Animação Vocacional

29 09 2015

Carta aberta aos fiéis da Diocese de Apucarana

Apucarana, 30 de setembro de 2015

Estimados irmãos e irmãs, o documento conciliar “Optatam Totius”, sobre a formação dos sacerdotes, no segundo tema, apresenta orientações de estimulo às vocações, colocadas como sendo uma responsabilidade de todo povo cristão. Essa tarefa cabe primeiramente a mim, como bispo diocesano, pois tenho a missão de animar toda a família diocesana a mim confiada dando-lhe um impulso vocacional, sem poupar esforços e trabalhos em busca deste objetivo.

Queremos agora, de forma mais explícita e motivados pelo jubileu áureo de nossa diocese, avançar na construção de uma cultura vocacional em todas as instâncias de nossa querida e amada diocese de Apucarana. Percebendo o quanto isso é importante e necessário, vamos promover em todas as nossas atividades pastorais e celebrativas uma mentalidade vocacional.

Neste sentido destaco alguns importantes trabalhos realizados pelo SAV – Serviço de Animação Vocacional – que se utiliza de vários mecanismos para despertar no coração do povo de Deus mais e santas vocações. Aqui destaco a fanpage facebook.com/savdeapucarana. Se você ainda não curtiu, aconselho curtir para que tenha acesso a todas as informações vocacionais de uma forma mais interativa e dinâmica. Também são de capital importância, os encontros vocacionais que reúnem jovens de várias paróquias da diocese motivando-os a entrarem num processo de discernimento vocacional. Aliás, um dos meus sonhos é que em cada comunidade paroquial tenha pelo menos um vocacionado e que a equipe paroquial do SAV nos ajude neste processo. Na verdade, todos os fiéis, em suas diaconias e grupos de vivência, têm a responsabilidade de ajudar também.

Vale ressaltar também, o Centro Vocacional Diocesano, com uma auxiliar administrativa dedicada exclusivamente para este importante serviço. Como seria interessante, e um grande avanço, se pudéssemos ter também algum trabalho vocacional em outros espaços pastorais, como também, nos movimentos da Igreja. Estariam estrategicamente contribuindo, e de forma significativa, na ação evangelizadora da diocese e de toda a Igreja.

Outro ponto são os colaboradores: pessoas, empresas e meios de comunicação que abrem espaços, ajudam, incentivam, divulgam os materiais, encontros e outras notícias vocacionais. Que o nosso Bom Deus os recompense abundantemente por tanta disponibilidade e espírito de comunhão. Estes receberão um selo simbólico de “Construtores da Cultura Vocacional na Diocese de Apucarana”. Será uma forma de homenageá-los, agradecê-los e, também, para que sirva de incentivo a outras pessoas que também poderão aderir a este belíssimo projeto.

Não poderia esquecer de manifestar minha eterna gratidão a todas as paróquias, párocos e todo povo que abriram as portas para receberem as Santas Missas Vocacionais. E as paróquias que ainda não receberam, entrem em contato com a equipe do SAV e agendem este importante momento para a vida paroquial. Com tudo isso, estamos dando passos promissores, ou seja, preparando o solo e lançando as sementes.

Agradeço infinitamente a você que está nos ajudando, dentro de suas possibilidades e realidades, para alcançarmos esta meta. É muito bom poder contar com você, pois estamos unindo forças e exercendo, de forma mais intensa, nossa vida eclesial. Com alegria reluzente, vamos despertando no coração das pessoas, ao nosso redor, um crescente e apaixonante ardor vocacional.

Nosso Senhor Jesus Cristo esteja perto de vós para vos defender. Esteja em vosso coração para vos conservar. Que ele seja vosso guia para vos conduzir. Que vos acompanhe para vos guardar. Olhe por vós e sobre vós derrame copiosas Bênçãos! Um grande abraço a todos e a todas.

+Celso Antônio Marchiori

Bispo Diocesano de Apucarana