Paróquia Santa Rita de Cássia

Sábado: 19h
Domingo: 09h30 e 19h
Santa Missa do Sagrado Coração de Jesus: 1ª sexta-feira do mês às 19h30

Novena de Santa Rita de Cássia: Todo dia 22 - 19h30 quando o dia 22 ocorrer no domingo a Novena seguirá o horário das missas dominicais.

Expossição do Santissimo toda a quinta-feira das 8h às 19h com a bênção do Santissimo.

Mais informações:

Data da Criação: 22.05.2009
Data da Instalação: 29.05.2009

Breve Histórico:
A Paróquia Santa Rita de Cássia, foi criada por V. Ex.ª. Revma. Dom Frei Luís Vincenzo Bernetti, desmebrada da Paróquia São Vicente Pallotti e do curato do Sagrado Coração de Jesus do Sagrado Coração de Jesus da Colônia Esperança. Localizada na pefiferia de Arapongas. No dia da instalação já aconteceu a posse do primeiro pároco, na pessoa do Rvmo. Sr. Pe. Lino Batista de Oliveira. A quem coube dar início à organização da Paróquia na parte administrativa, espiritual e pastoral. A construção da Igreja teve início em vinte e oito de janeiro de dois mil e nove, graças ao empenho do Rvmo. sr. Pe. Nilson Caetano Ferreira, que organizou o povo para a construção da Igreja, fez o projeto, encaminhou os documentos junto ao engenheiro e demais autoridades. E ainda garantiu os recursos financeiros, convencendo as paróquias do Decanato a oferecerem uma quantia mensal em dinheiro para o custeiro d início das obras. Ele colaborou na construção até um tempo depois da criação da Paróquia. Por sua vez o Rvmo. Sr. Pe. Lino Batista de Oliveira, durante mais de três anos de sua permanência como pároco prosseguiu com as obras da construção da igreja. Conseguindo nesse tempo levantar toda a construção, fazer a cobertura, reboco interno e externo e ainda elevou duas torres na entrada do templo. Nesse período foi levantado o monumento à Santa Rita de Cássia na rua: Rouxinol e uma gruta à mesma Padroeira diante da Igreja em construção. Ao deixar a Paróquia, a Igreja estava como citada acima e ainda havia iniciado a colocação das molduras em concreto na parte interna do Templo, o que dado à sua mudança ficou por ser concluída. Em três de fevereiro de dois mil e treze o Rvmo. Sr. Pe. José Roberto de Rezende tomou posso como pároco da Paróquia; na ocasião, V. Ex.ª Revma. Dom Celso Antônio Marchiori, Bispo da Diocese de Apucarana, representado pelo Rvmo. Sr. Pe. Leandro Manoel de Souza. Ao assumir a Paróquia, o Rvmo. Sr. Pe. José Roberto Rezende prossegue a condução das obras da matriz. Primeiramente encarregando ao Sr. São José, chefe da Sagrada Família e Padroeiro da Igreja Católica Universal, as obras da construção da Igreja. É instalado um crucifixo no presbitério que ainda não existia. É feito o calçamento de toda a praça da Igreja somente com os recursos da Paróquia e a partir daí dá-se prosseguimento na conclusão das obras da matriz. Realizam-se a consclusão das molduras em concreto, a Pia Batismal, a Via Sacra e um paibel da Sagrada Família. Instala-se o forro e com o apoio do Conselho Paroquial de assuntos econômicos e o povo não são mais realizadas festas com o objetivo de angariar recursos financeiros para as obras. Tem início a contribuição mensal através de carnês para garantir tais recursos. É montava no Salão Paroquial uma marcenaria onde foram reformados todos os bancos e confessionários da Igreja, bem como foram fabricadas todas as cruzes e demais móveis. É colocado piso em granito em todo o prédio; nas entradas facilitando o acesso o piso é em pedra Miracema. Durante a visitação da Imagem de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da Diocese, foi erigido um altar com as Imagens de Santa Bernadete e Nossa Senhora de Lourdes na entrada do Templo. Também foram adiquiridos o sacrário, o cálice, a âmbula e o ostensório: bem como demais objetos e livros litúrgicos, o Altar Mor e o púlpito em mármore de Carrara. Na parte externa foi feita na fachada do Templo uma janela, uma rosácea, foi colocado um par de de arcanjos e uma cruz em concreto e em todo o prédio externo foram colocados adornos e cruzes em concreto, realçando a sacralidade do prédio. E no momento está sendo concluída a pintura e a colocação das portas, e aguardamos as imagens que estão por chegar. No alto de nossa torres dois sinos, um dedicado à São José e o outro à Santa Rita de Cássia antecipadamente convidam a todos para a Solene Dedicação de nosso Templo e Altar no próximo dia nove de novembro.