Paróquia Nossa Senhora das Graças

Data da Criação: 25.10.1956
Data da Instalação: 01.11.1956

Breve Histórico:

A Paróquia Nossa Senhora das graças de Santa Fé, pertenceu as três dioceses, Jacarezinho, Londrina e atualmente Apucarana. Localizada no decanato norte engloba 13 municípios. Curiosidade: Notícia-se que a primeira missa teria sido celebrada no dia 23 de junho de 1950, quando ainda não era uma paróquia era apenas uma capelinha, onde cabia pouco mais de 30 pessoas. no Ano de 1952 à primeira capela de santa Fé estava em festa, pois recebia uma visita ilustre era Dom Geraldo de Proença Sigand, Bispo de Jacarezinho na época, nesta oportunidade foram crismadas 600 crianças. Dado o rápido progresso do município e o aumento da população, se fez necessário a construção de outra igreja. Essa igreja começou a ser erguida no ano de 1959 com um mutirão de 70 homens e em tudo mostrava a participação da comunidade. Um fato que marcou a história da nossa Igreja foi a madrugada do dia 10 de outubro de 1972, as 5h30 da madrugada, uma tragédia, que é lembrada até hoje com muita tristeza por todos os moradores de Santa Fé. Um ciclone derruba centenas de casas e reduz a um montão de reboco, misturado com ferro e tijolos a obra requintada dos Santafeenses, só restando de pé a torre, ainda hoje erguida ao lado da nova Igreja. E nessa ocasião o salão paroquial tornou-se a matriz de Santa Fé durante quatro anos. O altar da nova Igreja feito com perobas até hoje é um orgulho para nossa comunidade, não só por sua beleza, mas pelo seu significado, a história da construção de nossa Paróquia é uma historia de lutas e a peroba  como madeira resistente é um símbolo da fé de um povo que mesmo diante das dificuldades teve na fé a na união forças para construir  e reconstruir quantas vezes fosse necessário (Fonte: livro Santa Fé Revive sua História e colaboração do Ministro Cláudio Paviani).