Seminário de Teologia Nossa Senhora de Lourdes

E-mail: seminarionslourdes@diocesedeapucarana.com.br

Data da Criação: março de 2009
Data da Mudança para a Atual Casa: 27 de julho de 2010

Breve histórico (21 de agosto de 2014)

No início da Diocese, os seminaristas de teologia estudavam em vários seminários.  Vários fizeram sua teologia em Roma, onde moravam no Colégio Pio Brasileiro e estudavam na Universidade Gregoriana.  Outros faziam teologia em Curitiba, Ponta Grossa, São Paulo e outros.
Mais tarde, no início dos anos de 1980, os seminaristas de teologia – fora os de Roma – passaram a estudar no Seminário de Viamão, no Rio Grande do Sul.  Depois, no início do episcopado de Dom Domingos, o estudo de teologia dos nossos seminaristas passou a acontecer no ITESC, em Florianópolis, Santa Catarina.
Finalmente, lá por 1984, os bispos do Norte do Paraná decidiram abrir um Seminário Interprovincial, o Seminário Paulo VI em Londrina, que acolheu os seminaristas teólogos até o ano de 2008.  Durante longos anos o estudo era lá mesmo, no Seminário Paulo VI.  Mas, em 2002, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná inaugurou seu Campus em Londrina e, logo, o estudo de Teologia passou a acontecer nessa Universidade, com os seminaristas morando ainda no Paulo VI.
Mais tarde, os bispos foram decidindo ter suas próprias Casas de Formação para os seminaristas de teologia.  Os seminaristas de Apucarana continuaram no Paulo VI até o fim do ano escolar de 2008, e iniciaram o ano de 2009 residindo no então Seminário de Filosofia (atual Seminário São João Maria Vianney), em Apucarana.  O reitor desse Seminário, Pe. Marcos Donizete Bertanha, assumiu como reitor também da Teologia.
Logo foi percebido que o translado diário de Apucarana e Londrina era um transtorno desnecessário, e que a diocese precisava de um Seminário em Londrina mesmo; com isso também esse Seminário teria sua vida independente e respeitaria a vida independente do Seminário de Filosofia.  Por isso, sob a orientação de Dom Luiz Vincenzo Bernetti, foi comprado um terreno perto da PUC de Londrina e iniciada a construção.
Quando Dom Celso Antonio Marchiori assumiu a missão de Bispo em Apucarana, ele decidiu dar ao Seminário de Teologia uma vida autônoma, em preparação à mudança para Londrina, e nomeou o Pe. Michael Pace como reitor, a partir de 28 de fevereiro de 2010, com o Seminário ainda partilhando a mesma residência do Seminário de Filosofia.  Enquanto isso a construção foi sendo completada e, aos 27 de julho de 2010, com o início do 2º semestre, o Seminário de Teologia transferiu-se à atual casa.  No momento – agosto de 2014 – está se completando um aumento considerável desta casa, para comportar com mais espaço um número maior de seminaristas, e logo terá início o trabalho da construção da capela para o Seminário.