Os adolescentes também celebrarão o seu Jubileu no âmbito do Ano Santo da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco. De 23 a 25 de abril, milhares de jovens e adolescentes entre os 13 e os 16 anos, provenientes de diversas partes do mundo, estarão reunidos em Roma e no Vaticano para participar de momentos de reflexões, mas também de espetáculos.
O Jubileu dos Adolescentes está estruturado em quatro momentos principais: a peregrinação à Porta Santa, a Festa dos Jovens, a Santa Missa com o Papa Francisco e as Tendas da misericórdia.
A peregrinação à Porta Santa tem início com a preparação ao Sacramento da Reconciliação, que se realizará nas três Igrejas Jubilares (San Salvatore in Lauro, Santa Maria in Vallicella e San Giovanni dei Fiorentini), na manhã de sábado, 23 de abril.
Mais tarde, chegando ao Castel Sant’Angel, terá início o percurso reservado aos peregrinos que vão percorrer toda a Via da Conciliação, até a Praça São Pedro, onde haverá confessionários, com sacerdotes atendendo confissões em diversas línguas. Após esse momento, os adolescentes poderão finalmente atravessar a Porta Santa, indo até o Túmulo de Pedro para a profissão de fé e as outras orações para a indulgência jubilar.
No sábado, aqueles que tiverem concluído o percurso jubilar, poderão ir ao Estádio Olímpico a pé, em grupos, a partir da Basílica de São Pedro, a cada duas horas. Ao longo do trajeto, serão distribuídos kits refeição para aqueles que fizeram o pedido, segundo indicações inseridas no site do Jubileu. A festa termina por volta das 22 horas.
Na manhã do domingo, 24 de abril, às 10 horas, os adolescentes têm um encontro marcado na Praça São Pedro com o Papa Francisco, que presidirá a celebração da missa.
Sete praças no Centro Histórico de Roma acolherão as Tendas da Misericórdia, que contarão aos jovens e aos cidadãos de Roma e do mundo alguns testemunhos sobre as obras de misericórdia espirituais e corporais. São elas: Piazza dela Minerva, Piazza del Popolo, Piazza di Spagna, Piazza Navona, Piazza Santa Maria in Trastevere, Piazza di Santa Maria in Vallicella (Chiesa Nuova), Piazza Pia em Castel Sant’Angel.
O Serviço para a Pastoral Juvenil da Diocese de Roma e o Centro Oratórios Romanos estão organizando a acolhida nas Paróquias, nos Institutos religiosos, nas Escolas Católicas e em outras estruturas que se disponibilizaram em acolher os jovens que participarão ao evento.
Fonte: Rádio Vaticano
Comentários