Neiva
01 de novembro de 2024
"Lázaro sai!"
Rezem por aqueles que já partiram, expressem a sua fé, certos de que eles permanecem sempre vivos em nossas memórias e orações.
Finados, celebrado em 2 de novembro, tem um significado muito importante para os católicos ao redor do mundo. A Igreja Católica vê esta celebração como uma oportunidade de refletir sobre a finitude humana e a fé na ressurreição, aspectos centrais na tradição cristã.
Ressurreição de Lázaro
Esse dia faz lembrarmos-nos de um dos episódios mais comoventes e emblemáticos da Bíblia sobre a superação da morte é a ressurreição de Lázaro. Narrado no Evangelho de João 11,1-45, este milagre de Jesus é carregado de simbolismo e esperança.
Quando Jesus recebe a notícia de que seu amigo Lázaro está doente, ele ainda permanece alguns dias onde está, e quando finalmente chega ao local, Lázaro já havia falecido há quatro dias.
Aos olhos humanos, parecia impossível que ele voltasse à vida, mas para Jesus, o milagre não era apenas uma demonstração de seu poder divino, mas também uma confirmação de que a morte não é o fim para aqueles que acreditam em Deus.
Ao ordenar “Lázaro, sai”, Jesus simboliza a promessa de que todos os fiéis também terão a oportunidade de ressuscitar no último dia. Este milagre revela o amor de Deus e a esperança da vida eterna que a Igreja Católica reforça neste dia.
Em tempos de luto
Finados é uma oportunidade para os fiéis refletirem sobre sua própria mortalidade e renovarem a esperança na promessa de vida eterna. Este dia nos lembra que a existência humana vai além do físico, tocando a esfera espiritual e imortal da alma.
Em tempos de luto, a tradição religiosa oferece não apenas um consolo emocional, mas também uma estrutura de sentido, ajudando as pessoas a lidar com a perda e a dor de forma mais compassiva e esperançosa. Rezem por aqueles que já partiram, expressem a sua fé, certos de que eles permanecem sempre vivos em nossas memórias e orações.
Lorrana Aguiar
Comunicadora na Rádio Desterro FM 106.5
Comentários