Pastoral das Diaconias

Assessor Diocesano: Padre Raphael Pavanelli

Coordenadora Diocesana: Vânia Pinelli

(43) 99902-1941

Nossa Diocese possui três níveis de Igreja, enquanto Igreja Particular:

1.Diocese
2.Decanato
3.Paróquia


As paróquias, que anteriormente eram compostas por quatro níveis — Paróquia, Comunidade, Diaconia e Grupo de Vivência —, passam agora a ser organizadas em três níveis:
1.Paróquia
2.Comunidade
3.Diaconia


As diaconias serão organizadas contemplando os seguintes aspectos de estruturação:


a) Diaconia Territorial: será a primeira instância missionária diaconal em nossa Diocese. Será composta por famílias, sempre animadas pela meditação da Palavra, pela vivência dos Sacramentos, pelo estudo dos Documentos da Igreja e pela recitação do Terço.


b) Diaconia Ambiental ou Afetiva e os Grupos de Vivência: compreendem quaisquer grupos familiares, ambientais, on-line ou por adesão, que se reúnam semanalmente, iniciando o encontro, preferencialmente, com a oração do Terço, em torno da capelinha peregrina de Nossa Senhora de Lourdes. Aqui se inserem também os grupos de movimentos, serviços, carismas e outros que se reúnem com frequência.