Primeira Mensagem do Bispo eleito da Diocese de Apucarana

06 Fev 2019
1
Monsenhor Carlos José nos deixa sua 1a mensagem

PRIMEIRA MENSAGEM DO BISPO ELEITO DE APUCARANA   
Queridos irmãos e irmãs

Saúdo cordialmente o Reverendíssimo Pe. João Ozório de Oliveira, Administrador Diocesano. Quero abraçar afetuosamente a cada irmão e irmã da, por mim já amada, Diocese de Apucarana. Abraço cada sacerdote, diácono permanente, religioso, religiosa, seminarista, agente de pastoral, membro de movimento eclesial e cada cristão fiel leigo e leiga, vivendo as luzes do Ano Nacional do Laicato, há pouco encerrado. Saúdo o querido arcebispo emérito de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, que vive e trabalha em Santa Fé. Laços carinhosos já nos unem. Peço que me aceite como seu filho e irmão. Saúdo a Dom Celso Antonio Marchiori, que com tanto amor conduziu a diocese de Apucarana nos últimos anos. Saúdo, também, o Arcebispo de Londrina, nosso Metropolita, Dom Geremias Steinmetz.
Afetuosamente, dirijo-me às pessoas que vivem nos Municípios que compõem a Diocese de Apucarana: Apucarana, Arapongas, Sabáudia, Pitangueiras, Astorga, Munhoz de Mello, Iguaraçu, Colorado, Itaguajé, Santa Inês, Santo Inácio, Cafeara, Santa Fé, Lobato, Guaraci, N. Sra. das Graças, Flórida, Ângulo, Borrazópolis, Ariranha do Ivaí, Arapuã, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, São João do Ivaí, Godoy Moreira, Grandes Rios, Cambira, Novo Itacolomi, Rio Bom, Califórnia, Marilândia do Sul, Cruzmaltina, Faxinal, Mauá da Serra. A todos, no seu devido tempo, quero conhecer e convosco caminhar.
Abraço a cada irmão e irmã que enfrenta especiais dificuldades neste momento: os doentes, os mais necessitados, desempregados, injustiçados, idosos, a todos que vivem em todas as «periferias existenciais» onde há sofrimento, solidão, degrado humano (Papa Francisco). Igualmente estendo minha saudação a todas as pessoas, nas diversas áreas civis e militares, que se empenham por um mundo mais fraterno e solidário, especialmente as autoridades constituídas, prefeitos e vereadores de cada município da Diocese. Saúdo os construtores da sociedade, empresários e a todos sem distinção. Saúdo os membros de outras Comunidades Cristãs, Igrejas e Denominações Religiosas.
Desejou o Deus Uno e Trino, através do Santo Padre, o Papa Francisco, nomear-me bispo da Diocese de Apucarana. Na carta à Nunciatura, escrevi: Tomado de tremor e ao mesmo tempo com confiança, foco e fé total em Cristo Jesus e na prece materna de Maria, entrego-me totalmente a este chamado. Conheço minhas fraquezas, mas também conheço a força do Bom Pastor Jesus. 
Queridos irmãos e irmãs, sinto-me honrado em ser nomeado o bispo de Apucarana, diocese tão bela e rica de história evangelizadora e com ligação afetiva à Arquidiocese de Botucatu. Já os tenho em meu coração e em minhas orações desde o dia 3 de dezembro, dia de São Francisco Xavier, o grande missionário. Como já disse: não vou para tomar posse da Diocese, mas para que a Diocese de Apucarana possa tomar posse de mim. Assim, caminhando unidos, buscando a comunhão, cada um em seu ministério para a edificação da Igreja e a construção do Reino de Deus. 
Unido ao Santo Padre, o Papa, e ao Colégio dos Bispos, especialmente os da Província Eclesiástica de Londrina, e aos bispos do Regional Sul 2, tão fraternos e acolhedores, desejo cuidar da Igreja Povo de Deus, Corpo de Cristo, Templo do Espírito Santo e dirigir-vos ao caminho da salvação orando incessantemente pela Igreja e pela humanidade. 
Queridos irmãos e irmãs, minha missão é estar entre vocês como servidor. O Bispo é discípulo missionário de Jesus Sumo Sacerdote (Aparecida 5.3.1.). É por divina instituição, sucessor dos Apóstolos, constituído pelo Espirito que lhe foi conferido na Igreja, a fim de ser mestre da doutrina, sacerdote do culto sagrado e ministro do governo (Cf Cân 375). Tudo isso deve convergir para a imagem do Bom Pastor Jesus. Espero ser tudo para todos e com todos contar na missão que me é confiada de governar, guiar e conduzir. Vou para conhecer a realidade, somar com tantos belos trabalhos realizados ao longo de mais de meio século de existência da Diocese. Vou para me encarnar nesta realidade e como irmãos crescermos na fé, na esperança e na caridade. 
O lema que escolhi para meu ministério episcopal: “Com Maria, Mãe de Jesus” (At 1, 14) quer expressar o meu desejo de permanecer no Cenáculo e ser continuamente enviado em missão, em uma Igreja em saída, como nos pede o Papa Francisco. O Cenáculo é onde Jesus, o Cristo, celebrou a última Ceia, lavou os pés dos apóstolos, deu-nos o Seu Corpo e Sangue e ordenou que o fizéssemos sempre em Sua Memória. Permanecer no Cenáculo é estar onde os apóstolos receberam o Espírito Santo no Dia de Pentecostes e manifestar o Amor de Deus a todos de todos os povos e línguas, em contínua missão. 
E tudo, “Com Maria, a Mãe de Jesus”. A Igreja não é órfã, tem uma Mãe (Papa Francisco). Estamos sempre unidos a Ela, confiantes na sua intercessão materna. Em tudo confiamos em Maria: “Eis aí tua mãe” (Jo 19,27). Senhora da Piedade, aos pés da Cruz, Imaculada desde sua concepção, a cheia de Graça (Lc 1,28), Nossa Senhora de Lourdes. O Cenáculo expressa, também, a unidade do Colégio Episcopal, agindo com Pedro e sob Pedro, sempre na Ação do Espírito Santo. 
Na Alegria do Evangelho, confiantes na intercessão da Virgem Maria, Nossa Senhora de Lourdes, Padroeira da Diocese, um só propósito nos alimente: Amar e conhecer Jesus Cristo para fazê-lo amado e conhecido. Assim, juntos, queremos Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo”.

Peço, humildemente, que rezem por mim!

Abraço bem apertado a todos!

Mons. Carlos José de Oliveira
Bispo Eleito de Apucarana PR

Lençóis Paulista, 17 de Dezembro de 2018
Natalício do Papa Francisco


1 Comentários

Rosaria Angelina Pellison de Campos

08/02/2019
Desejo do mais fundo do meu coração que faça o trabalho maravilhoso que fez em Lençóis Paulista. Maria , mãe de Jesus, estará ao seu lado juntamente com a Santíssima Trindade. Parabéns a Diocese de Apucarana por receber essa pessoa de Deus e tão amiga de todos . Nossa família se sente honrada por ter vc . Sempre nos orgulhamos de seu trabalho com fé e amor . Estaremos ao seu lado como o queremos ao nosso. Deus o abençoe sempre e agradeço por termos o Senhor , nosso Bispo.