Mensagem do Bispo Diocesano Dom Carlos José de Oliveira sobre o o novo site Diocesano

24 Mai 2020

“Entre as maravilhosas invenções da técnica que, principalmente nos nossos dias, o engenho humano extraiu, com a ajuda de Deus, das coisas criadas, a santa Igreja acolhe e fomenta aquelas que dizem respeito, antes de mais, ao espírito humano e abriram novos caminhos para comunicar facilmente notícias, ideias e ordens.” (IM 1). Quando na década de 1960 o Concílio Vaticano II promulgou o Decreto Inter Mirifica sobre os meios de comunicação social, provavelmente os Padres Conciliares podiam apenas, quiçá, imaginar os avanços tecnológicos que a humanidade iria experimentar nas décadas seguintes nesse âmbito.

Nossa Diocese, buscando responder à missão recebida de Nosso Senhor, agindo com criatividade e empenho, há tempos possui um site, no qual retrata em boa medida sua vida e sua história. Fonte de informações sobre as paróquias, o clero e a vida diocesana, nosso site foi totalmente remodelado. Nosso desejo é informar melhor os internautas que nos acompanham e/ou nos visitam esporadicamente. Em tempos de comunicação rápida e criativa, não podemos ficar para trás. Colocamos no ar um novo site: bem feito, criativo, repleto de informações sobre a Diocese, nossas paróquias, pastorais e movimentos. Gostaríamos que nosso site fosse utilizado como um canal de evangelização.

No emaranhado de vozes que caracteriza o nosso tempo, quando pululam falsas notícias e a mentira é divulgada como se verdade fosse, não é fácil ouvir a voz do Cristo, Bom Pastor. A Igreja, fiel discípula do Mestre, deve se esforçar por utilizar os meios de comunicação que a inteligência humana, amparada pela graça divina, coloca à sua disposição. Alicerçados em Cristo – Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6) – queremos manifestar uma vez mais nosso compromisso com o anúncio do Evangelho e com a Verdade que nos liberta (Jo 8,32). Esperamos que este site, além de informações práticas acerca da vida e da organização de nossa Diocese e paróquias, seja também um espaço para a formação e a evangelização das pessoas, uma espécie de “areópago moderno”.

Contamos não somente com a visita de nossos leitores, mas também com sua preciosa colaboração. Críticas, sugestões, matérias para a publicação, informações das Paróquias e Diaconias, bem como das pastorais e movimentos, serão sempre muito bem-vindas. Esperamos a colaboração de todos.

Desde já, manifestamos nossos sinceros agradecimentos aos que trabalharam para que este site fosse atualizado e reproposto ao nosso povo.

Sobre todos os que nele trabalham e sobre nossos leitores, invocamos a bênção do Deus da Verdade e da Vida, por intercessão de Nossa Senhora de Lourdes.

Dom Carlos José de Oliveira
Bispo Diocesano de Apucarana