A Diocese de Apucarana possui 64 paróquias além de cinco santuários, que ficam em Apucarana, Arapongas, Astorga e Lunardelli.
O Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Astorga, é o segundo maior do mundo dedicado à Santa, recebe romeiros de todo o Paraná e também de outros estados.
Em 1948, foi oficialmente criada a Paróquia de São Sebastião. Dez anos mais tarde, ficaram definidas as bases para a construção definitiva da atual Igreja Matriz. Depois, a Paróquia São Sebastião virou Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que lembra muito o de Aparecida do Norte.
Em Arapongas também existe o Santuário Nossa Senhora Aparecida, que fica na Igreja Matriz do município.
Ainda em Arapongas fica localizado o Santuário do Divino Pai Eterno, da Paróquia Santíssima Trindade. Na história consta que em 14/02/2011, a Paróquia foi erigida a Santuário do Divino Pai Eterno.
Em Apucarana existe a Paróquia, Santuário São José, que foi criada em 22 de fevereiro de 1960. A partir do ano de 1987, teve início uma grande reforma na Igreja, que só finalizou em 2000. Já no ano de 2001 a Paróquia se elevou a Santuário São José.
Em março o movimento é bastante intenso no Santuário, pois é o mês onde se celebra São José Operário foi, que segundo o Novo Testamento, foi o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus.
E em Lunardelli fica o Santuário de Santa Rita, que atrai milhares de peregrinos que vão até o Santuário para manifestar a sua fé a Santa das “causas urgentes”.
De acordo com o levantamento da própria paróquia cerca de 400.000 mil fiéis visitam o Santuário anualmente.
Escreva seu comentário