A Quinta-feira Santa, marca o início do Tríduo Pascal, onde se faz memória as últimas horas da vida pública de Jesus na Terra. Tradicionalmente é celebrada a missa de Lava-pés, que devido a pandemia, não houve fisicamente o momento em que o presidente da celebração lava os pés de alguns representantes da comunidade, como exemplo de humildade, mas o significado está sendo mais vivenciado quando nunca, quando a Igreja está em saída, para ajudar as famílias necessitadas, o menor abandonado, os que passam fome, os que estão doentes e ainda os que sofrem a perca de um ente querido.
Nesta missa, há a Transladação do Santíssimo Sacramento, para um ambiente preparado com muito carinho e dignidade, onde a comunidade é convidada a ficar em oração com o próprio Jesus, fazendo memória ao momento em que Jesus se retira, a um lugar chamado Getsêmani com seus discípulos para oração: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”.
Então, são tiradas as toalhas do altar e a Igreja é preparada, para que todos possam se recordar a dor deste momento, junto a Jesus.
Vejam mais fotos da missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Carlos José de Oliveira, na Catedral Nossa Senhora de Lourdes em Apucarana.
https://www.facebook.com/531614946892275/posts/3797638796956524/?d=n
#pascom
#daonline
#sistemadadecomunicacao
Escreva seu comentário