Milhares de fiéis participam da celebração de Corpus Christi em Apucarana

17 Jun 2022

Dois anos depois, os fiéis de Apucarana puderam, finalmente, se juntar novamente em um grande ato de fé. Milhares de pessoas lotaram as dependências do ginásio de Esportes do Lagoão para a Santa Missa de Corpus Christi, ministrada pelo bispo diocesano, Dom Carlos José, na tarde desta quinta-feira (16). A celebração foi marcada pelo agradecimento. O bispo comemorou a retomada do evento depois de dois anos, agradecendo a presença dos fiéis e principalmente, a dádiva de estarem reunidos, de terem sobrevivido à pandemia. Logo após a missa, os fiéis iniciaram a procissão. Milhares de pessoas se espalharam pelas ruas centrais da cidade e seguiram juntas, em oração, até a praça da Catedral da Diocese, onde o público recebeu a bênção final. “É uma alegria participar desse momento novamente, trouxe a minha neta pela primeira vez para ver o tapete, e nós estamos aqui para agradecer, nós tivemos Covid, foi um momento muito difícil, mas graças a Deus estamos aqui para vivenciar a fé e participar dessa linda procissão”, disse Maria dos Santos. De acordo com o bispo, as comemorações que envolvem Corpus Christi são tradição muito especiais para os católicos, sobretudo, o preparo dos tapetes, que enfeitam o caminho por onde passará o santíssimo. “Desde que foi instituída a festa, os cristãos sempre se preocuparam em preparar as ruas para a passagem do Santíssimo, e o sentido é exatamente este, de poder apresentar a Jesus nosso amor, expresso em forma destes tapetes ornamentais que são estendidos”, explica. Centenas de voluntários participaram da confecção do grande tapete, que teve 1.059 metros de extensão, o dobro dos anos anteriores. Equipes da catedral, do Santuário São José, e das paróquias Cristo Profeta e Nossa Senhora Aparecida foram as responsáveis pelo trabalho. “É um sentimento de profunda alegria e gratidão, é um recomeço, depois de mais de anos, celebrar publicamente, com essa multidão tão bonita, tão grande, com esses enfeites tão belos, somente gratidão. O colorido voltou às nossas ruas, o colorido de Deus voltou às nossas vidas, depois desse tempo de pandemia. A mensagem que fica é que Cristo está conosco, caminha conosco, não vamos perder a esperança, vamos retomar nossa vida, com a certeza, de que o amor sempre vence, que o bem sempre vence, e Cristo é o amor, é o bem”, finaliza o Bispo.

Silvia Vilarinho- Repórter DATV e TN ONLINE