“Corações ardentes, pés a caminho

24 Jan 2023

Entre os dias 14 e 20 de janeiro, a Paróquia São João Batista, de São João do Ivaí, teve a alegria de receber a imagem de Jesus Bom Pastor, que está percorrendo toda a nossa Diocese de Apucarana. Desde antes da chegada da imagem, a paróquia se mobilizou para que as diversas atividades fossem realizadas durante a permanência da imagem peregrina do Bom Pastor. Contamos com a ajuda dos nossos seminaristas, que junto com o pároco, Padre Ricardo Roberto de Souza, e também com a equipe de liturgia, organizaram e participaram ativamente das atividades propostas durante a semana, entre elas: terço pelas vocações, missas, pregações, encontro com grupo de jovens e outras atividades. Além disso, vale destacar a bonita participação da nossa comunidade: todos se mostraram dispostos e interessados sobre a proposta do ano vocacional e um grande apresso pela vocação de nossos seminaristas, não poucas vezes palavras de incentivo, encorajamento e apoio foram dirigidas aos nossos rapazes que estão no seminário. Ainda, a comunidade pode perceber, por meio das explanações feitas pelos nossos seminaristas, a urgência e a necessidade de rezar e voltar o nosso olhar para as vocações, sejam elas matrimoniais, à vida consagrada ou aos ministérios ordenados, como é o caso do sacerdócio. Além da visita na Igreja matriz, a imagem também visitou duas diaconias de nossa paróquia: a Diaconia São Judas Tadeu, no distrito de Luar, onde o seminarista Raphael Pavenelli presidiu uma celebração da Palavra e também a Diaconia Santa Terezinha, onde aconteceu a missa de encerramento da semana de visita da imagem em nossa paróquia. O seminarista Felipe Guedes, do 1o ano de filosofia, disse a respeito de sua vivência da passagem da imagem pela paróquia: “Vimos que a vocação é uma resposta de fé de cada de um, mas, ao mesmo tempo, uma resposta de fé de toda comunidade que envolve sempre esforço e criatividade. E todo esse esforço e criatividade é fruto de quem tem fé e de quem descobre de que viver vocação é sinônimo de viver com prazer a vontade de Deus.” Já para o seminarista Mateus Jacomelli, do 2o ano de filosofia: “Foi uma experiência muito positiva para mim. Tive a oportunidade de falar sobre vocação com a minha comunidade de origem, e isso é edificante. Quando vamos para o seminário, às vezes parece que ficamos muito distante da nossa origem, então, poder retornar e, de certa forma, aplicar aquilo que aprendemos é muito gratificante. Destaco ainda que é bonito ver como a comunidade se importa conosco, reza e espera muito que cheguemos ao tão sonhado sacerdócio.” O seminarista Raphael Pavanelli, do 2o ano de teologia, disse: “Na visita da imagem do Bom Pastor, foi propício para a comunidade refletir e rezar pelas vocações. Espero em Deus que imagem não seja passageira mas, que permaneça no coração de cada um que rezou e refletiu sobre sua vocação.” O Padre Ricardo disse que “foi surpreendente a participação e envolvimento da comunidade nesta semana de oração pelas vocações”. Destacou também a felicidade pelo envolvimento dos seminaristas nas atividades durante essa semana de peregrinação. A Paróquia São João Batista agradece a oportunidade de poder, junto com toda a Igreja no Brasil, celebrar este 3o ano vocacional e aguardamos ansiosos para as próximas atividades deste ano dedicado as vocações.