Em nome da fé, cerca de 80 moradores de Califórnia, no Norte do Paraná, seguem a pé neste domingo (5) a caminho da 4ª Romaria Diocesana, que acontece no Complexo Esportivo Lagoão, em Apucarana. O percurso de 20 quilômetros será percorrido a partir das 5 horas e a previsão de chegada ao evento religioso é por volta das 8h30. O ponto de partida dos fiéis será a Paróquia São Francisco de Assis, igreja matriz da cidade.
Quem comanda a turma desde 2020 e organiza a peregrinação é o aposentado Francisco Paulo da Costa, de 60 anos, que também é ministro da igreja. "Essa é a segunda vez que participamos e estamos animados em poder fazer esse percurso andando novamente. Teremos em nosso grupo apenas adultos de diversas idade. Precisamos chegar no local no máximo às 8h30, já que é neste horário que a romaria começa", completa.
-LEIA MAIS: 4ª Romaria Diocesana acontece no domingo em Apucarana; assista
Uma ambulância da prefeitura irá acompanhar os fiéis caso alguém passe mal ou precise de atendimento durante o trajeto. No entanto, seu Francisco garante que todos estão se preparando para a caminhada e os preparativos para a peregrinação iniciou há 30 dias. "Eu sempre caminho e acredito que não terei problema, assim como os outros participantes que devem estar se preparando para os 20 quilômetros. Creio que vai dar tudo certo", acrescenta.
Acontece neste domingo (05), a 4ª Romaria Diocesana em honra a Nossa Senhora de Lourdes. O evento será realizado no Complexo esportivo José Antônio Basso (Lagoão), localizado na Avenida Irati, em Apucarana, no norte do Paraná. Esse ano a Romaria traz algumas novidades. Logo no cerimonial de abertura acontece uma homenagem para as vítimas da pandemia.
“É necessário recordarmos aqueles que padeceram frente a Covid-19. Nós tivemos aqui na Diocese de Apucarana três padres que morreram de covid, inúmeras lideranças de pastorais e movimentos que faleceram ao longo desse tempo. Existiram pessoas que me ajudaram a organizar a 1ª Romaria diocesana em 2020 e que faleceram em frente à pandemia. Também em nome dessas pessoas é que rezamos e celebramos essa 4ª edição da Romaria, e para que possamos iniciar um novo período, não podemos nos esquecer deles”, explica padre Anderson.
Fonte e agradecimentos: Fernanda Neme- TN Online
Escreva seu comentário