Diácono transitório Gabriel Begalli

14 Mar 2023

TESTEMUNHO VOCACIONAL A vocação é o chamado de Deus a cada pessoa para servi-lo através do sacerdócio, da vida consagrada, do matrimônio ou da vida leiga. Partilhar o testemunho vocacional, é dizer como que se deu este chamado na vida de cada um. Eu nasci na cidade de Apucarana aos vinte de junho de 1997. Tenho hoje, então, 25 anos. Quando era criança, participava das Missas na Diaconia São Francisco de Assis, da Paróquia Catedral Nossa Senhora de Lourdes e, olhava com admiração o Padre celebrando a Santa Missa. Àquilo me encantava tanto que, minhas “brincadeiras” de infância era “Celebrar a Missa” com meus vizinhos que tinham a mesma idade que eu. Mas antes disso, segundo meus pais, eu já dizia aos quatro anos de idade que queria ser Padre. Posteriormente, ao mesmo tempo que ingressei na catequese, comecei também a ser coroinha, inicialmente na Diaconia São Francisco e, depois, na Catedral e, sempre gostei de estar servindo no altar. Em setembro de 2010, a convite do então Vigário Paroquial da Catedral, fiz meu primeiro encontro vocacional, que teve como lema a resposta de Pedro a Jesus, depois que pediu para que lançasse as redes para a pesca: “Em atenção à Tua Palavra, eu lançarei as redes” (Lc 5,5). Àquele encontro foi inesquecível, pois além de conhecer o seminário da Diocese de Apucarana, eu me senti chamado por Deus a ser Padre e, ao término do encontro tinha a convicção de que realmente queria ser Padre. Ao longo de 2011 continuei fazendo os encontros vocacionais para ingressar no seminário e, finalmente no dia 30 de janeiro de 2012, ingressei no então Seminário Menor São José da Diocese de Apucarana. Durante o tempo de formação no seminário, pude discernir ainda mais a minha vocação e a vontade de Deus para minha vida. Foram 11 anos de muitos desafios, mas também, de muitas realizações e alegrias com as amizades que fiz nos Seminário Menor, Propedêutico, Filosofia e Teologia e, também, nas Paróquias onde passei realizando trabalhos pastorais. No dia 17 de dezembro do ano passado fui Ordenado Diácono na Catedral Nossa Senhora de Lourdes e, no próximo sábado serei ordenado Padre. Afirmo, com toda a convicção, que sou muito feliz e, que valeu a pena dar meu “sim” a Deus e, também percorrer este caminho rumo ao Presbiterado, vocação esta que sempre me encantou e pela qual tive e tenho admiração.