Trabalho: Vocação e Missão

04 Mai 2023

“Do fruto de sua boca o homem se beneficia, e o trabalho de suas mãos será recompensado.” (Prov 12,14)

O mês de maio inicia-se com a comemoração do Dia do Trabalho. O dia 1º, dia do trabalhador, nos remete a São José Operário, protetor e modelo de todo trabalhador. Humilde e grande artesão da cidade de Nazaré,  pai terreno de Jesus, o carpinteiro José em tudo aponta e direciona o homem para Cristo, Salvador do mundo. Com José, o jovem Jesus aprende a dar formas a madeira dura, transformando-a, com o esforço de suas santas mãos, em peças úteis e belas; com Jesus, José também aprende que fé e trabalho, dedicação e oração caminham juntos e edificam para a unidade familiar, num aprendizado constante e colaborativo. O trabalho não é uma penalidade imposta pelo Criador aos homens. Há um caráter nobilíssimo no trabalho humano, pois, o próprio Deus, que trabalhou na obra da criação do mundo, dá ao homem o maravilhoso dom de administrá-la e aprimorá-la, como participante essencial na continuidade da obra criadora. Portanto, o trabalho humano é digno das bênçãos de Deus e necessário para a preservação da vida e restauração da personalidade humana. Todo trabalho, efetuado sob a ação salvífica do Espírito Santo, tem como finalidade a construção do Reino de Deus e a santificação diária do trabalhador que, colocando sua vocação profissional à serviço do bem coletivo, reconhece sua missão de cristão colaborador na vinha do Senhor. O trabalho é um direito do homem para prover seu próprio sustento e dos seus familiares, pois de Deus nos vem a capacidade e inteligência para tal. Assim, São José, com o trabalho de suas mãos, sustentava a Virgem Maria e seu Filho, Jesus. O processo evolutivo nos faz herdeiros do trabalho realizado por nossos antepassados e, no futuro, nos tornaremos artífices para as novas gerações. Ao olharmos para um trabalhador, devemos ver nele a pessoa que realiza algo de suma importância em favor do bem comum e da sociedade como um todo. Todo trabalhador é o parâmetro da dignidade do trabalho, não havendo entre nós, trabalho mais ou menos importante, pois, todo trabalho honesto é digno de gratidão e reconhecimento, tendo sua real importância na escala da sobrevivência humana. Neste ano vocacional não podemos nos esquecer da importância do trabalho pastoral de tantos leigos que, muitas vezes anônimos, se dedicam incansavelmente e com imenso amor, ao trabalho voluntário, exercendo a missão a eles confiada por Deus, através do Sacramento do Batismo de serem missionários e operários na vinha do Senhor. Neste mês Mariano, iniciado com a celebração do Dia do Trabalho, que a Virgem Maria, serva por excelência e São José Operário abençoem todos os trabalhadores e intercedam para que tenham seu valor e dignidade reconhecidos e valorizados.

+ Dom Carlos José
Bispo da Diocese de Apucarana - Paraná