Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

18 Mai 2023

“Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça.” (Is 1, 17)

Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua Palavra hão de crer em. Para que todos sejam um, assim como Tu, Pai, estás em mim e eu em Ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que Tu me enviaste.” (Jo 17, 20-21). Somos constantemente chamados por Deus a vivermos em comunhão com os irmãos, pois, verdadeiramente o somos. Nascidos no coração amoroso do Pai, temos a mesma origem divina, embora diferentes como pessoas. Cada ser humano tem suas próprias características, seu modo de pensar e agir, costumes herdados de seus antepassados, porém, a realidade é que todos somos irmãos, pela graça de Deus Pai que nos criou. Há em cada um de nós o instinto do cuidado próprio, da preservação da vida, mas há também um instinto natural de cuidarmos uns dos outros, embora quase sempre deixemos esse instinto adormecido ou mesmo esquecido. Diante das adversidades contemporâneas, é urgente reaprendermos a fazer o bem sem julgamentos, apesar das diferenças e opiniões divergentes, como fez Jesus, ao se entregou por todos e não apenas por alguns. Há uma sede de justiça, de carinho e de amor em tantos irmãos desprezados por causa de nosso orgulho; vozes que gritam aos nossos corações tão ressequidos pela indiferença, pessoas que pedem a nós apenas um sorriso, um olhar de carinho e uma mão estendida com respeito sincero. Sejamos construtores de pontes, para que possamos ir até o outro, pois, se continuarmos a construir muros, também o outro não poderá vir até nós, quando formos os necessitados. Rezemos pela unidade dos cristãos e, antes de tudo, sejamos cristãos construtores de unidade.  “Deusjusto compassivo, sopra em nós o Espírito da justiça e da consolação, para que nossos laços sejam fortalecidos para viver em comunhão contigo e com as pessoas.  Guia-nos com mão forte e amorosa pelos caminhos da vida. Que da tua companhia amiga, aprendamos a fazer o bem e a buscar relações justas e pacíficas.” Que este trecho da Oração pela Unidade dos Cristãos seja para nós um despertar de consciência em relação ao nosso dever de construir um mundo mais fraterno, começando em nossa família, comunidade e ao nosso redor. Não é o barulho das palavras, mas o silêncio das obras feitas com amor que atingem o coração dos nossos irmãos em Cristo! Que a Mãe de Jesus, venha em nosso auxílio e nos ajude a dizer sim aos planos de Deus.

+ Dom Carlos José

Bispo da Diocese de Apucarana - Paraná