Comunicação Social - a arte de promover a paz

01 Jun 2023

Falar com o coração - “Testemunhando a verdade no amor”. (Ef 4, 15)
Nosso coração, é tido como o órgão relacionado aos sentimentos, como se fosse uma caixa onde se guardam preciosos tesouros ou, grandes rancores e mágoas. Sabemos que nossa mente e escolhas pessoais são responsáveis pelo que alimentamos dentro de nós e espalhamos ao redor. A decisão sobre o que cultivamos no coração é muito pessoal, ninguém tem o direito de dizer como devemos agir ou nos portar. Se a boca fala do que está cheio o coração, nossa comunicação verbal, escrita ou corporal expressa claramente nossos sentimentos. Vivemos cercados e até invadidos por todo tipo de comunicação: boa e má, verdadeira e mentirosa e isso, numa velocidade tamanha, que dificulta a comunicação mais ponderada, terna e gentil que brote de um coração e uma mente mais sensata. Geralmente, somos mais intempestivos que precavidos ao expressar nossas opiniões. A esse respeito, do comunicar-se com ternura, manter no coração os preciosos tesouros de amabilidade, respeito e bondade, temos em Maria Santíssima o maior exemplo de testemunho de leveza e prudência ao comunicar-se, seja com quem for. Ela, a Virgem Maria, com a humildade de Serva, comunicou ao mundo A Palavra encarnada, o Verbo de Deus que Nela habitou e Dela nasceu. A comunicação entre Maria e o Anjo, nos ensina a necessidade de ouvir com atenção, assimilar e responder com responsabilidade ao que nos é anunciado. Poucas são as falas da Virgem Maria relatadas nas Sagradas Escrituras, mas todas brotaram do mais profundo de seu Coração Imaculado, pois ali, naquele Coração os tesouros preciosos estavam bem guardados: sua fé e amor a Deus. E apenas quem tem fé e amor a Deus e ao próximo pode falar com propriedade, segurança e verdade, sem medo, mesmo usando poucas palavras, seja para corrigir, seja para ensinar. Nesse mês de maio, com tantas celebrações importantes, fomos exortados a rezar pela unidade dos Cristãos, que só acontecerá de fato se nos atentarmos para a forma como nos comunicamos uns com os outros. No Dia Mundial da Comunicação Social, o Papa Francisco, citando São Francisco de Sales, lembra que todos somos o que comunicamos. Na família, na escola, comunidades, no trabalho, nas paróquias, diaconias, pastorais, ministérios, grupos, comuniquemo-nos com amor, como o fez Jesus aos discípulos de Emaús, pacientemente, com ternura e verdade, da mesma forma que instruiu seus discípulos a comunicarem seu Evangelho a toda criatura. Testemunhar a verdade no amor, sem imposição, mas com reta certeza de estar cumprindo o Plano de Deus, essa é nossa missão. Se hoje, nas tantas mídias sociais, muitos destilam inverdades e manipulam informações, sejamos aqueles que, corajosamente, abrem os corações para externar, com os lábios e atitudes, um diálogo que promova a paz e desarme os corações mais endurecidos. Que o Senhor Jesus, Palavra de verdade e caridade, nos ajude a dizer a verdade no amor e que o Espírito Santo, descido sobre os Apóstolos em Pentecostes, provenha em cada um de nós o dom se sermos comunicadores da paz que emana dos Corações de Jesus e Maria Santíssima.

+Dom Carlos José
Bispo da Diocese de Apucarana- Paraná