Catedral de Apucarana: 80 anos

16 Nov 2023

Ao ser criada a nova Paróquia de Apucarana recebeu um grande território para atendimento espiritual e nas mãos de um único Padre. As divisas compreendem hoje, os Municípios de Apucarana, Novo Itacolomi, Cambira, Jandaia do Sul, Marumbi, Kaloré e São Pedro do Ivai. O primeiro Pároco foi Padre Francisco Korner, de nacionalidade Austríaca, mas pertencia ao Presbitério da Diocese de Jacarezinho e residia em Cambará. Antes da Tomada de Posse, veio conhecer a localidade aos 27 de fevereiro de 1944 e na ocasião realizou o primeiro Batismo que consta em nossos Livros. Aos 18 de março de 1944, pela primeira vez Apucarana recebeu a visita de um Bispo – Sua Excia. Revma. Dom Ernesto de Paula Bispo de Jacarezinho. A chegada estava marcada para bem cedo, mas as chuvas eram torrenciais e assim houve atraso na viagem. Entretanto, bastou o Sr. Bispo chegar às portas da pequenina Matriz e a multidão rapidamente se aglomerou para recepcioná-lo. Nas condições da época, tudo fizeram para que o momento fosse triunfal, com hino e homenagem das crianças da Escola, ao Coral cantando ECCE SACERDOS MAGNUS, ao discurso de gratidão do Advogado Dr. João Baptista Alberto Gnoato em nome do Prefeito Municipal Tenente Luiz José dos Santos, o qual não pode se fazer presente pois estava enfermo. O Sr. Bispo Instalou na ocasião a referida Paróquia e deu Posse ao 1º. Pároco. Padre Francisco a seguir celebrou a Santa Missa, assistido pelo próprio Bispo e uma multidão de fiéis. Após a Santa Missa foi servido um almoço na Pensão Apucarana, onde mais homenagens foram prestadas. Em ato contínuo o Sr. Bispo retorna à Matriz e confere o Sacramento da Crisma a mais de 400 pessoas. Antes de retornar, visita o Sr. Prefeito Municipal que se achava no Hotel Central restabelecendo sua saúde. Sem dúvida, o Sr. Prefeito foi quem mais batalhou pela Criação e Instalação da Paróquia. A partir daí Padre Francisco fundou as Irmandades e Associações Religiosas, começando pelo Apostolado da Oração, seguido pela Congregação Mariana, Pia União das Filhas de Maria, Cruzada Eucarística e Conferência Vicentina, além do Catecismo para as crianças. Tudo por fazer, mas a presença e cumplicidade do povo nunca faltou. Também logo vieram três Religiosas Alemãs do Instituto Reino de Maria. Uma trabalhava no Hospital local, outra na Paróquia e outra na Escola Paroquial, (elas encerram os trabalhos aqui antes da saída de Padre Francisco). Vai tomando corpo a nova Paróquia atendendo aos anseios de uma região que crescia rapidamente com a chegada de migrantes e imigrantes. Começa o grande sonho que é a construção da nova e Definitiva Matriz para Apucarana. O Dr. Joaquim Vicente de Castro além de ser o maior benfeitor já no primeiro “Livro Ouro” (dos Cr$ 69,00 arrecados, ele doou Cr$50,00), ele ainda lançou um prêmio de Cr$50,00 ao Arquiteto residente no Paraná que apresentasse o melhor Projeto. Entre outros, dois Projetos que concorreram são duas belíssimas Igrejas de nossa região: a Matriz São Francisco de Assis em Califórnia-Pr e a Matriz São Sebastião em Astorga-Pr. Em 14 de novembro de 1948 Padre Francisco Korner conclui aqui a sua missão e assim deixa a Paróquia.(Padre José Roberto Rezende – Historiador da Diocese de Apucarana)