80 anos de história

23 Nov 2023

Aos 14 de novembro de 1948 toma Posse como Pároco de Apucarana o então Padre Armando Círio OSJ. A partir dessa data a Paróquia foi entregue aos cuidados da Congregação dos Oblatos de São José. A referida Congregação já havia assumido meses antes a Paróquia N. Srª das Dores em Marilândia do Sul. A Escola Paroquial tem agora como Diretor Padre João Barbieri OSJ, com a ajuda do Professor Teodoro Melnik e depois a assume o Padre José Canale OSJ, e essa trajetória culminou no atual Colégio São José. Os trabalhos materiais fizeram acontecer uma ampliação mais que significativa na Matriz ainda em madeira. E espiritualmente o Catecismo passa a ser ministrado nas Escolas e depois a chegada das Irmãs Xaverianas faz crescer ainda mais essa evangelização. Além disso, não se descuidou do apoio aos Movimentos e Associações presentes e tão atuantes. Mas a grande obra espiritual era aguardada: a construção em alvenaria da Matriz definitiva. No dia 08 de janeiro de 1949, Dom Geraldo de Proença Sigaud SVD – Bispo Diocesano de Jacarezinho-Pr, entrega em Apucarana um Projeto a ser construído. De autoria de seu irmão Engenheiro e Arquiteto Dr. Eugênio de Proença Sigaud, estava traçada no Papel a atual Catedral Diocesana de Apucarana. Suntuosa e rebuscada, além de um desafio para os recursos da época. Assim aos 11 de fevereiro de 1949 foi lançada, pelo mesmo Bispo e Pároco a Pedra Fundamental. Após clamores, dificuldades, contratempos e ferrenha oposição à obra e sua posição no terreno, aos 12 de outubro de 1950 tem início as obras. Com a ajuda de benfeitores cada um de acordo com suas possibilidades o sonho vai ser tornando realidade. A luta foi grande e longa. O Apostolado da Oração com as Senhoras Elvira Gimenes, Helena Matulaitis, Isabel Holak, Maria Augusta de Rezende, Ercília Panont, Adelina Rivato, Merville Matiuzzi, entre centenas de outras, trabalharam por décadas preparando os alimentos consumidos nas festas e ainda percorriam a cidade mensalmente recolhendo ofertas para a construção. Por outro lado, a Congregação Mariana, incansável, prosseguia a luta. O Sr. Gregório Holak cortava toda a carne para o churrasco, por um capricho e zelo seu, cortava todos os pedaços de carne do mesmo tamanho. O Sr. Antônio Vieira tinha um gerador para a energia elétrica de toda a cidade e ainda fabricava entre outras coisas até os fogos de artifício para abrilhantar os eventos. Apesar de não ser seu o Projeto Arquitetônico da Catedral, foi o italiano residente em Jacarezinho, Dr. Bartolomeo Giavina Bianchi – Engenheiro e doutor em Arquitetura – quem acompanhou as obras da construção da atual Catedral. Mas além do grandioso Templo a orientação dos Padres Josefinos, o trabalho e a generosidade do povo, construíram o Colégio São José, Asilo São Vicente, Vila Vicentina, compraram o Hospital Santa Terezinha e o transformaram na Santa Casa (atual Hospital da Providência), Colégio Glorinha, Colégio Mater Eclesiae, Creche Semíramis Braga e colaboraram com a construção da Catedral e Seminário Diocesano de Jacarezinho e Seminário Paulo VI em Londrina (para tanto chegou-se a paralisar as obras da Catedral). A música contava com a presença do Padre Justino Parigi OSJ, regente do Coral João XXIII. A inauguração, ainda sem o término se deu aos 13/02/1954. O Núncio Apostólico Dom Armando Lombardi após instalar a Diocese de Londrina, visitou Apucarana no dia 11/02/1957. Padre Armando foi Sagrado Bispo em 28/08/1960. Assumindo no mesmo dia a Paróquia o saudoso Padre Mário Briatore OSJ. Esse prosseguiu as obras materiais e espirituais.
(Pe. José Roberto Rezende – Historiador da Diocese de Apucarana)