Encontro de Coordenadores e Assessores diocesanos da Pascom Regional Sul 2

18 Mar 2024

A nossa Igreja é enriquecedora!

No sábado e domingo, 16 e 17 de março, aconteceu o Encontro de Coordenadores e Assessores Diocesanos da Pascom Regional Sul 2 – CNBB no Centro de Formação San Juan Diego em Guarapuava-PR.

Foi um encontro de trabalho e enriquecimento para a boa atuação da comunicação nas dioceses do Paraná.

Das 18 dioceses, 17 estavam representadas e da Diocese de Apucarana, participou Pe. Douglas, assessor eclesiástico da pascom diocesana, Neiva Paulucci, coordenadora diocesana e secretária do regional, e Alessandro Alves, da equipe D.A TV da diocese.

A Irmã Maria Nilza, coordenadora da Comunicação do Movimento de Schoenstatt levou para os participantes duas conferências; Em Sinfonia de Oração com o tema: ‘’Recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, escutá-lo e adorá-lo.’’

E sobre o ano de Oração, ‘’Missionários de Esperança com Maria, fazer do Pai Nosso o programa de nossa vida’’, e de forma aprofundada falou sobre o "Pai-Nosso" e de Maria, a comunicadora especial escolhida por Deus, além de deixar uma pergunta para todos os presentes: Pra não virar máquina de produção, precisamos ter um PORQUE?

Dom Amilton Manoel da Silva, bispo da Diocese de Guarapuava, referencial da pascom regional e membro da equipe pascom nacional, trouxe uma belíssima provocação, "Desafios da Comunicação para a Antropologia" baseado nos textos do Padre e Professor Antônio Spadaro, jesuíta, teólogo e escritor.

Falou ainda sobre "A Pastoral e a Cultura Digital Contemporânea."

Todas as equipes de pastoral da comunicação, puderam apresentar seus trabalhos, suas ações, realizações e projetos possibilitando a troca de ideias e motivando uns aos outros.

Dom Amilton deixou uma bonita reflexão para os comunicadores:

O Pai é o comunicador.

O Filho é o comunicado.

O Espírito Santo é a comunicação.