Jesus vive entre nós

11 Abr 2024

“O que é que vocês andam conversando pelo caminho?” (Lc 24, 17). Com estas palavras, o Cristo Ressuscitado aproximou-se de dois discípulos que, cabisbaixos e tristes, conversavam sobre os acontecimentos da Paixão, Morte e Ressurreição. Tão abatidos e desanimados estavam, que não reconheceram Jesus. Espantados, narraram-Lhe o acontecido, até o fato da ressurreição, porém, sem dar crédito, visto que, por ninguém ainda tê-Lo visto, faltavam-lhes a fé para crer sem vê-Lo. Foram reconhecê-Lo somente após a partilha do pão! Seus olhos e corações se abriram, suas mentes se acenderam como brasas na fornalha diante da lembrança das Palavras ditas por Jesus sobre as Escrituras durante a caminhada! Caros irmãos, neste Tempo Pascal, será que Jesus também não nos pergunta: o que estamos conversando, como estamos vivendo nossa fé, nossa vida após a experiência da Semana Santa? Nós devemos nos questionar no mais íntimo de nós qual o efeito positivo, quais mudanças efetivas aconteceram ou que passos estamos dando para melhorar em nosso relacionamento com Cristo Ressuscitado. Minha penitência quaresmal, meu jejum está surtindo efeito positivo, meus propósitos de melhorar meus relacionamentos pessoais e cristãos estão esquecidos ou sendo postos em prática? Qual pessoa habita em mim: o homem/mulher velho(a) ou alguém renascido pelo fogo novo da Vigília Pascal? Alguém reabastecido (a) pela renovação sincera das promessas batismais? O que realmente “andamos conversando pelo caminho depois da Páscoa?”. Jesus está Vivo e Real, presente na Santíssima Eucaristia, nos falando através das Escrituras, nos testemunhos dos santos e santas que nos precedem no céu, nos Sacramentos e nos irmãos e irmãs que não cessam de dar testemunhos de caridade e missão. Jesus está presente nos necessitados, nos enfermos, nos religiosos e consagrados que deixam tudo para se dedicarem aos irmãos desconhecidos de todos mas conhecidos por Deus! Jesus está naqueles que se dedicam a rezar pelos que quase ninguém reza. Jesus está em mim e em você, mesmo quando nos deixamos levar pelos desejos mais mundanos e relaxamos em nossas orações, esquecendo-nos de nosso compromisso maior: ‘amar a Deus sobre todas as coisas!’. Quando nos afastamos Dele, Ele não se afasta de nós! Não permitamos que a Páscoa tenha sido apenas uns dias de fervor e amor. Lutemos contra tudo e contra todos para que a partir da vivência desta Páscoa caminhemos com Cristo, de mãos dadas com Maria Santíssima, a Senhora da Glória, para sermos a cada dia uma nova criatura, banhados na Misericórdia que provém do seu Coração aberto na Cruz, que jorra constantemente sobre quem se deixa amar e encharcar por Ele e por seu Amor. Nossa Senhora de Lourdes, fazei jorrar a Água da Misericórdia Divina sobre cada um de nós! Amém!
+Dom Carlos José
Bispo da Diocese de Apucarana - Paraná