Dedicação da Basílica de Latrão

09 Nov 2024
0

Você sabia que neste sábado, 09 de novembro, celebramos a Festa da Dedicação/Consagração da Basílica de São João de Latrão?
Localizada em Roma, a basílica foi construída por volta do ano 314, logo após o Imperador Constantino conceder a liberdade de culto cristão e o fim às perseguições. Ela é considerada pelos cristãos como a principal, a mãe e cabeça de todas as igrejas do mundo.
Consagrar uma igreja significa dá-la em propriedade a Deus, é uma retirada do mundo e uma entrega ao Deus vivo.
O próprio Ritual de Dedicação da Igreja e do Altar, pede que toda igreja seja apta para as celebrações sagradas, decorosa, brilhando por nobre beleza, não por mera suntuosidade e constitua verdadeiro símbolo e sinal das realidades celestes.
Uma igreja é o Paraíso, o Novo Céu e a Nova Terra, saboreados com antecipação, sendo assim, este espaço sagrado se torna um receptáculo que permite a graça de Deus se manifestar e vira a identidade do cristão.
Que beleza! A igreja se torna um espaço redimido que nos permite renascer!
É claro, que celebrar a festa da dedicação da Basílica de São João de Latrão também nos possibilita refletir sobre o sentido do templo como organismo vivo do qual os cristãos são pedras vivas. Somos edificação de “pedras vivas do templo do Senhor” (1 Ped. 2,4-10).
Sabemos também que “Cristãos são templos vivos do Espírito Santo” (1 Cor. 3,16; Ef. 2,22) e que o Espaço Sagrado por excelência é o Corpo de Cristo.
Deus não necessita de espaços construídos por mãos humanas, mas o próprio Deus desde o princípio quis e ainda hoje quer habitar em nosso meio, e quando um espaço é consagrado, o funcionamento das ações litúrgicas é maior e o mundo profano é transcendido.
Por isso, cuidemos bem de nossas igrejas, habitação de Deus, e louvemos a Deus pela revitalização de nossa Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes, mãe de todas as igrejas de nossa Diocese.
Texto: Larissa França Lopes – Especialista em Arquitetura do Espaço Litúrgico e Arte Sacra.


Comentários