Queridos padres
Todos temos consciência de que atravessamos um momento delicado na história da humanidade. A crise humanitária desencadeada pela covid-19 nos surpreende a todos obrigando-nos a pensar novas formas de evangelização e solidariedade. Não podemos e não queremos, de forma alguma, ficar de braços cruzados diante das necessidades de evangelização, solidariedade com os mais vulneráveis e de manutenção de nossas paróquias e atividades. Neste sentido, toda palavra de gratidão é pequena diante da grandeza dos senhores por não abandonarem nosso povo. A criatividade e a paixão evangelizadora tem se manifestado em toda a Diocese, especialmente durante as celebrações do Tríduo Pascal. A todos agradecemos de coração. Nossa Igreja Particular permanece unida, mesmo com distanciamento social, e fraterna na missão apostólica.
Motivados por tantas iniciativas e preocupações vamos adentrar o mês de maio, dedicado especialmente a Virgem Maria. Como tem acontecido ao redor do mundo, apresentei ao Decanato de Apucarana, o meu desejo de CONSAGRAR OFICIALMENTE NOSSA DIOCESE AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, neste tempo difícil de Pandemia. A proposta foi aceita pelos padres de Apucarana e tenho certeza de que também pelos senhores, dos outros decanatos. Logo a seguir, no último sábado, o Papa Francisco nos presenteou com a Carta “Mês de Maio”. Assim, unidos ao Papa, convido todos a vivermos de maneira especial este Mês de Maio de 2020, na certeza de que “a contemplação do rosto de Cristo, juntamente com o coração de Maria, nossa Mãe, tornar-nos-á ainda mais unidos como família espiritual e ajudar-nos-á a superar esta prova” (Papa Francisco).
Para isso peço que divulguemos entre nossos paroquianos a CONSAGRAÇÃO OFICIAL DE NOSSA DIOCESE AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, NESTE ESPECIAL MÊS DE MAIO. O Mês mariano Diocesano terá início no dia 1º, às 10h na Catedral Diocesana, com adoração Eucaristica, por mim presidida, transmitida pelos meios de comunicação. Peço a todos que se unam em oração neste dia e hora. A cada dia de Maio um padre será convidado para rezar o terço em sua paróquia, que será transmitido a todos.
No dia 13 de Maio, às 19h30, faremos a solene consagração e entrega filial a Nossa Senhora, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Apucarana. Esta nossa Paróquia celebrará, neste dia, 25 anos de criação e os padres que não estão em grupos de risco, são convidados a concelebrarem. Manteremos as regras de distanciamento social. Peço a todos que neste dia e hora se unam conosco a este ato solene e oficial.
Finalmente no dia 31 de Maio, na Catedral, encerraremos este especial Mês.
Neste ato de consagração queremos invocar as especiais bênçãos da Mãe de Deus e suplicar que Seu Imaculado Coração triunfe em nossas vidas e em nossa Diocese. Queremos pedir à Mãe de Jesus que nos mantenha unidos, aguardando Pentecostes (este ano será no dia 31/5) e criativos para encontrarmos formas de evangelizar neste tempo delicado e no pós-pandemia. Queremos rezar por todos os atingidos pela crise mundial e pedir ao Cristo, por Nossa Senhora, a Salvação do mundo inteiro.
Que este Ato de Consagração nos fortaleza na fé, na esperança e no amor.
Virtuais abraços!
Dom Carlos José
Bispo Diocesano de Apucarana
Assessoria de Comunicação Episcopal
Se inscreva no canal oficial da Diocese de Apucarana: youtube.com/diocesedeapucarana