Queridos padres
Que a fé e alegria estejam presentes em vossos corações. Agradeço-os pela forma como conduziram as celebrações de Corpus Christi em vossas paróquias. Mesmo nesta situação de pandemia todos pudemos ir ao encontro de nosso amado povo levando Cristo Sacramentado. Foi um lindo testemunho de nossa fé eucarística e cuidado pastoral com nosso povo. Tenho certeza de que os fiéis estão satisfeitos e agradecidos a todos os sacerdotes. Vamos nos reinventando nesta pandemia e continuando nossa missão evangelizadora.
No próximo dia 19 celebraremos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia mundial de Oração pela santificação do clero. Deveremos nos adaptar também para este dia, tão sentido e vivido pelo nosso povo, especialmente os membros do Apostolado da Oração. Muitos idosos e outros que pertencem aos grupos de risco tem especial devoção ao Coração de Jesus. Para esse dia proponho que, respeitando todas as normas sanitárias e insistindo nelas, aconteça adoração eucarística com o Santíssimo Sacramento exposto durante todo o dia. E também, durante o dia o sacerdote e ministros se revezem e distribuam a Sagrada Comunhão aos fiéis. Me parece que esta seja uma forma de atendermos os de grupo de risco, que não podem participar da missa, mas desejam receber a Eucaristia. Tantos membros do Apostolado da Oração, idosos e doentes ficarão felizes e mais fortes para enfrentarem a pandemia. Nosso cuidado, penso, deve ser sempre com a saúde total de nossos fiéis, saúde física, adequando-nos as normas sanitárias e saúde espiritual, psicológica, emocional, oferecendo o Dom Precioso do Corpo do Senhor. Isso sempre, repito, não colocando em risco a vida de ninguém e para tanto sem provocarmos aglomerações. O povo poderá ser avisado deste dia especial de distribuição da Comunhão Eucarística. Para esse dia, também, o SAV diocesano propõe a Hora Santa para a santificação do clero que se encontra em nosso Devocionário Vocacional, à página 16 e seguintes.
Tenho certeza de que a criatividade pastoral dos senhores fará acontecer uma bela celebração do Sagrado Coração de Jesus.
Informo que nosso Retiro anual, de 6 a 9 de julho fica adiado por enquanto.
Peço que cada um se cuide muito bem. A vida de cada padre é preciosa para nossa amada diocese. Somos a família sacerdotal que quer continuar a crescer na fraternidade e no cuidado.
Permaneçamos unidos na oração, no cuidado com a saúde e em missão evangelizadora.
Sagrados Corações de Jesus e Maria preservai-nos do mal. Amém
Dom Carlos José de Oliveira
Bispo Diocesano
Apucarana, 12 de junho de 2020.