Palavra do Bispo

Nossa Srª de Lourdes - Mãe da Graça e da Missão!

09 Fev 2023

“Aquele que me achar, achará a vida e haurirá do Senhor a salvação.” (Pr 8,35)
Nossa Senhora é o canal infalível da Graça divina, pois Nela habitou o Verbo Divino, o Salvador dos homens de ontem, de hoje e de amanhã. Graças abundantes tem a doce Senhora de Lourdes, em cujo seio Cristo depositou seu maior tesouro: a fonte da Misericórdia, para que os pobres pecadores, arrependidos, aprendam com Ela um novo caminho que os leve à conversão para tomarem posse da Graça maior, que é Cristo Jesus! Vivemos com imensa alegria as celebrações em honra a Nossa Senhora de Lourdes, Padroeira da Diocese de Apucarana. A cidade de Apucarana abriga a sede da Diocese e tem como marco principal a Catedral Diocesana de Nossa Senhora de Lourdes, a única Catedral em território brasileiro com esse título, o que muito lisonjeia o povo apucaranense. Mundialmente reconhecida e invocada como protetora dos enfermos, a Senhora de Lourdes é chamada também de mãe da saúde do corpo e das almas aflitas.  É motivo de imensa alegria para nós, filhos diocesanos de Maria Santíssima, podermos invocar a santa intercessão da Senhora de Lourdes sobre todo o território alcançado pela diocese, pois coração de mãe é assim, capaz de alargar-se ao extremo para que haja espaço para quem quiser entrar e ficar no aconchego materno e ali descansar. Pois se cremos na sua maternal intercessão, é porque cremos na sua presença, então, diante da excelência da presença de Maria Santíssima entre nós, deveríamos, como Isabel, exclamar “donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?” (Lc 1,43); tudo isso é graça que recebemos, é graça que podemos e devemos tomar posse! Somos o povo mais agraciado por Deus, amados infinitamente por Cristo que nos deu sua Mãe como Mãe nossa! Que presente ganhamos, mesmo sem merecimento algum! Ah, quantas preces, pedidos e orações foram e estão sendo a Ela dirigidos nesses dias de Novenas e Missas. Quantas lágrimas em lugar de palavras, sussurros em meio a olhares foram dirigidos a Ela durante a IV Romaria que se transformou num grande encontro de filhos de Nossa Senhora. Uma Diocese que se une com os corações ardentes e os pés a caminho, pelo mesmo amor e devoção para se colocar diante Daquela que gerou no ventre e no coração Aquele que deve ser o Centro Único da vida do Cristão: Jesus, o Filho Unigênito do Pai. Não há como negar que o caminho mais curto para encontrar Jesus é através de Maria Santíssima, a Mãe da Graça e da Missão. Ela que, preparada e escolhida antes mesmo de seu nascimento, negou-se a si mesma e doou-se inteiramente a Deus, confiando inteiramente sua vida a Ele. E é essa confiança que a Virgem de Lourdes continua nos ensinando nos dias de hoje. Também nós somos o povo escolhido por Deus, batizados e chamados a sermos inteiramente Dele, confiando nossa vida a Ele. Como a Senhora de Lourdes ensinou a Bernardete por vários meses durante suas aparições numa pequena Vila em Lourdes, na França, também hoje somos todos chamados a perseverar na fé e na oração, crendo que nosso clamor chega ao Coração amoroso do Pai, que não desampara quem Nele crê! Para provar ao mundo que as aparições não eram fruto da imaginação de uma criança, a Senhora se revela como a Imaculada Conceição e, do solo surgiu a mais pura e cristalina água, que jorra até hoje, gerando curas e milagres que somente a fé pode explicar.  Quando nosso coração estiver inquieto, ressequido como a terra árida e seca, rezemos como nos ensinou a Virgem de Lourdes, dobremos nossos joelhos com fé e confiança, para que volte a jorrar em nós o profundo desejo de estarmos em Deus, unidos a Ele em oração, em missão, assumindo nossa primeira vocação de sermos fieis adoradores de Jesus e missionários a caminho do Reino de paz e unidade. Que Nossa Senhora de Lourdes cure nossas enfermidades do corpo e principalmente, livre nossa alma das enfermidades que nos afastam da presença de Jesus e de sua Igreja. Nossa Senhora de Lourdes, Mãe da Graça e da Missão, rogai por nós, abençoai nossa Diocese! Amém.

+Dom Carlos José de Oliveira
Bispo da Diocese de Apucarana - Paraná