Palavra do Bispo

De São Pedro a Francisco

29 Jun 2023

Na Comemoração de São Pedro e São Paulo, a Igreja comemora o Dia do Papa. Lembremos, São Pedro, ao exprimir sua fé, dizendo “Tu és o Cristo, o Filho de Deus Vivo!” (Mt 16,16) foi escolhido pelo próprio Jesus: “E Eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16, 18). Este dia é, em especial, um chamado para lembramos da importância do Papa para todos os cristãos e do nosso dever de rezarmos com mais afinco pelo nosso pontífice, o Papa Francisco, que tem sob seu comando a Igreja Católica Apostólica e Romana, semeada e espalhada pelo mundo todo. Nossa Igreja é Católica, que significa universal, pois seu Criador, Jesus, nasceu, viveu, morreu e ressuscitou pela universalidade e unidade dos cristãos; é Apostólica, pois é alicerçada nas figuras dos apóstolos, dos quais, Pedro e Paulo se tornaram a coluna de sustentação, ambos, apaixonados por Cristo e fiéis até o martírio e é Romana, pois sua sede é Roma, de onde o Papa a governa e dirige, sob a ação do Espírito Santo. O Papa, que é o Bispo de Roma e sucessor de São Pedro, “é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade, quer dos Bispos, quer da multidão dos fiéis”. “Com efeito, o Pontífice Romano, em virtude de seu múnus de Vigário de Cristo e de Pastor de toda a Igreja, possui na Igreja poder pleno, supremo e universal. E ele pode exercer sempre livremente este seu poder.”  “O colégio ou corpo episcopal não tem autoridade se nele não se considerar    incluído, como chefe, o Romano Pontífice.” (Cat. Igreja Católica). Nosso querido Papa Francisco é o legítimo sucessor de Pedro e desde sua eleição como Papa trabalha de maneira incansável a favor da paz mundial, com viagens constantes, intermediando diálogos que possam possibilitar o fim dos embates que provocam as guerras e o extermínio de vidas inocentes. Sua voz tem profunda autoridade diante dos grandes líderes mundiais, que o respeitam e não só o recebem como o procuram em audiências e visitas de chefe de estados. Ele, mesmo com a saúde debilitada por causa de sua idade, não mede esforços para que suas mensagens conciliadoras cheguem aos corações mais endurecidos e possibilitem uma trégua nas trincheiras esquecidas e escuras dos grandes subúrbios das metrópoles que sacrificam tantas vidas diariamente. Também, Francisco é o Papa que reza e ensina a rezar de forma constante pela salvação dos menos favorecidos, pelos perseguidos e pelos esquecidos da sociedade, pelos enfermos e pela conversão da humanidade. Preocupado com o futuro da humanidade, o Papa nos ensina a cuidar da Casa Comum, do planeta e de nós mesmos, pedindo que rezemos e cuidemos uns dos outros, com amor e respeito, como Jesus pediu. O Papa Francisco, nos pede que sejamos justos e misericordiosos, estendendo a mão, perdoando e levando o outro a conhecer Jesus para podermos dizer como Pedro disse: “Tu és o Cristo, Filho de Deus Vivo!”. Rezemos pedindo que a Mãe de Jesus interceda pelo Papa Francisco, pela sua saúde e sua missão.

+Dom Carlos José
Bispo da Diocese de Apucarana - Paraná