Palavra do Bispo

Catequistas, educadores da fé

24 Ago 2023

Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo…” (Mt 5,13-14)

Finalizando o mês vocacional, a Igreja celebra neste último fim de semana o Dia do Catequista. No centro da catequese está Cristo, portanto, o catequista deve aplicar a si mesmo a misteriosa Palavra de Jesus: “Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou” (Jo 7,16). Todo catequista é chamado a ‘ensinar o Cristo’ e, para isso deve procurar constantemente o conhecimento de Cristo para que, conhecendo-O em profundidade, ame-O intensamente a ponto de desejar anunciá-Lo, evangelizando, compartilhando, ensinando Jesus aos outros. Isso é colocar em prática o dom, a vocação recebida de Deus como missão mais que especial: catequisar é ser porta-voz de Cristo, o primeiro Catequista e anunciador do Amor de Deus. Os primeiros catequistas sempre são os pais e avós, porém, há a necessidade de uma catequese mais direcionada que passe por várias etapas de formação e transmissão da fé e da doutrina da Igreja preparando, desde a mais tenra idade, as crianças para terem um encontro com Cristo nos primeiros sacramentos para que Dele não se separem nunca. Para essa fase de preparação para os Sacramentos, os Catequistas são essenciais para a transmissão do conhecimento da Pessoa de Cristo, de seu Amor e Misericórdia e da importância de permanecer Nele e com Ele ao longo da vida. O Catequista tem uma missão toda singular na vida do catequisando: com seu exemplo e carinho dá-lhe a conhecer o maior Amor que há no mundo! Catequisar é transmitir o que se tem de melhor dentro de si, é abrir mão de si mesmo em favor do outro, é preparar um terreno para nele plantar sementes e ajudá-las a germinar,  adubando com exemplos e atitudes, orações, acalantos e abraços, até que desabrochem e possam seguir para outras fases mais profundas, produzindo frutos de amor e evangelização. Em tempos tão difíceis onde, infelizmente, Deus é deixado em segundo ou terceiro plano, ser Catequista tem sido um desafio cada vez mais difícil, uma tarefa desafiadora que alcança a vitória através da fé e da dedicação de cada cristão e cristã que, descobrindo sua vocação batismal, atendeu ao chamado de Deus e, deixando-se guiar pelo Espírito Santo, se faz sal e luz não medindo esforços para transmitir Deus e seus valores aos irmãos e irmãs de todas as idades. Educador da fé que, utilizando a pedagogia do Mestre Jesus, faz-se dócil a Ele, deixando-se instruir para ensinar e passar adiante seu conhecimento e sua fé. Nosso reconhecimento e gratidão aos Catequistas, homens e mulheres de coragem, que se abastecem na Palavra, na Oração, nos Sacramentos e, sem medo, assumem seu Ministério com os “Corações Ardentes” e os ‘pés a caminho’ como a Virgem Maria, dizendo sim aos planos de Deus para si e para os irmãos. Sejam todos os Catequistas abençoados e iluminados pelo Espirito Santo para que produzam cada vez mais frutos para o Reino de Deus!

+Dom Carlos José

Bispo da Diocese de Apucarana