Palavra do Bispo

Semana de Orações na Catedral

31 Ago 2023

“Foi pela fé que desabaram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias.’’ (Hb 11,30)

O Antigo Testamento nos oferece a inspiração para uma Semana de Oração Ininterrupta. Como aconteceu com Jericó, um dos povoados humanos mais antigos da humanidade, também pode acontecer conosco, a partir da fé e da oração. Na caminhada da vida nos deparamos com tantas muralhas que nos parecem intransponíveis. O evento narrado no Livro de Josué, serve de motivação para esse verdadeiro retiro espiritual de uma semana, quando deixando nosso corre-corre diário nos aproximamos mais do Senhor pela Oração. Oração e renuncia a outras atividades marcam esta semana que chamamos de Cerco de Jerico. O relato bíblico assim se apresenta: ‘‘Jericó cidade murada, tinha se fechado diante dos israelitas, e ninguém saía dela nem podia entrar. O Senhor disse a Josué: ‘‘Vê, entreguei-te Jericó, seu rei e seus valentes guerreiros. Daí volta à cidade, vós todos, homens de guerra: contornai toda a cidade uma vez. Assim farás durante seis dias. Sete sacerdotes, tocando sete trombetas, irão diante da arca. No sétimo dia dareis sete vezes volta à cidade, tocando os sacerdotes a trombeta. Quando o som da trombeta for mais forte e ouvirdes a sua voz, todo o povo soltará um grande clamor e a muralha da cidade desabará.’’ (Js 6,1-5a)
Quantas muralhas precisam ser derrubadas pelo poder de Deus em nossa vida e em nossa sociedade? Somente a força de Deus poderá operar tantas graças necessárias. Por isso celebraremos o Cerco de Jericó na Semana da Natividade de Nossa Senhora. No dia 8 de setembro celebramos o Nascimento de Nossa Senhora. O Santíssimo Sacramento, presença real de Jesus, será adorado e glorificado, dia e noite, durante toda uma semana. É Jesus quem nos convida: “Pedi e recebereis. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede recebe. Quem busca acha. A quem bate, abrir-se-á’’. (Mt 7,7-8)
Vamos viver, também nós, o Cerco de Jericó, suplicando a Deus que caiam as muralhas do ódio, da violência, das doenças, das drogas, do álcool. Enfim Todas as muralhas que só a graça de Deus pode derrubar.
Será uma semana intensa de oração, de retiro espiritual, de encontro com o Cristo Senhor de nossas vidas. Para isso nossa Catedral permanecerá aberta das 6 da manhã às 22 h. Durante esse período todos poderemos fazer nossa hora de oração diante de Jesus Sacramentado. Durante a noite e a madrugada as religiosas adorarão a Jesus em suas casas. Assim dia e noite estaremos rezando por suas necessidades. Para que  vivamos o Cerco de Jerico devemos participar da Missa Diária e de uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento. Será uma semana de oração intensa, de renúncia e sacrifício na certeza de que as muralhas serão derrubadas pelo poder da fé e oração. Participe conosco.

Dom Carlos José
Bispo Diocesano de Apucarana