Palavra do Bispo

Vem Senhor Jesus!

14 Dez 2023

“Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas” (Lc 3, 4)
Recomeçar! Advento é espera e acolhimento, é um convite a retornarmos ao caminho Daquele que caminha conosco; é deixar-se invadir de esperança num novo tempo onde  a fé, a alegria e a força interior sejam novamente acesas como uma chama em meio às trevas, clareando nossa mente e mostrando que os bons sentimentos e boas atitudes podem brotar em qualquer fresta aberta à Luz que emana do Menino nascido em Belém! O Tempo do Advento também é propício para uma revisão sobre como está nossa intimidade com Jesus, o quanto de espaço em nosso dia a dia damos a Ele.  Devemos nos questionar e responder com sinceridade:  será que permitimos que Jesus seja tudo em nós, a ponto de só agirmos segunda a vontade Dele? Oportuno seria nos questionarmos como agiríamos se o Nascimento de Jesus fosse hoje, em nosso tempo. Como os acolheríamos? Abriríamos as portas, seríamos mais solidários com Maria e José? Deveria doer em nós recordar as dificuldades que Ele, antes mesmo de nascer, viveu no ventre de sua Mãe, a falta de acolhida nas casas e hospedarias, nos corações dos homens e mulheres daquele tempo, que viraram-lhes as costas poucas horas antes de seu nascimento. Hoje, agora, estamos vivendo esse Advento! Jesus, Maria e José querem ser acolhidos em nosso coração, nossa família, em nossa comunidade! Jesus deseja ardentemente renascer em cada um de nós, então, é preciso que cada um de nós dê o primeiro passo e, ao mesmo tempo em que clamamos com fé: Vem, Senhor Jesus, tenhamos a coragem e o firme propósito de irmos ao seu encontro de coração aberto e sincero! Assim como preparamos nossa casa para as festas natalinas, preparemos nosso coração rezando em família ou nas comunidades a Novena em preparação ao Natal, façamos uma “limpeza” em nossa vida, procurando o Sacramento da Reconciliação, para que, perdoados de nossas faltas, possamos acolher o Senhor dos Senhores, o Rei dos Reis, Aquele que É e sempre Será nosso Salvador e Redentor.  Que a Virgem Maria, a Senhora do Sim, seja nossa força para uma profunda conversão, para que cheguemos ao Santo Natal com uma fé renovada!
+Dom Carlos José
Bispo da Diocese de Apucarana - Paraná