Pastoral do Meio Ambiente

7 – Comissão Para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz – Serviço
Pastorais

Coord: Josué Cassiano de Araújo (Tuti)

Fone: 43 99677-8396

Secretária Diocesana: Rozana Aparecida Faria de Bairres

A Pastoral nasceu como resposta da Diocese de Apucarana ao lançamento da encíclica Papal Laudato Si, sobre o cuidado com a casa comum, tendo em vista a nossa missão de cultivar e guardar a criação. Surgiu também em virtude da preocupação da Igreja com a natureza, já manifestada em diversos documentos e várias campanhas da fraternidade voltadas para este tema. A partir de um estudo e ampla reflexão sobre o citado documento, a igreja foi tomando consciência  que tem uma vocação de defesa da sustentabilidade do meio Ambiente. É sua missão a defesa da obra de Deus para a salvação do planeta e do homem. A pastoral parte da dimensão bíblica e teológica da ecologia e da defesa do meio ambiente, levando todos a vivenciar uma espiritualidade ecológica.

Esta é uma missão de todos os homens de bem, e principalmente daqueles que estão engajados ou que querem engajar num trabalho pastoral. O meio ambiente, a nossa casa comum está pedindo socorro e a Igreja, povo de Deus, precisa realizar uma ação pastoral bem organizada e contínua, pois cuidar do meio ambiente não pode ser apenas um hobby, mas como nos convoca o papa Francisco, é preciso que seja uma conversão de vida com o objetivo de assegurar às próximas gerações um planeta capaz de garantir uma qualidade vida.